O COMEÇO

quarta-feira, 10 de agosto de 2011



Tudo começou em março de 2010, com a notícia de que o projeto Insurgências Urbanas tinha sido contemplado pelo edital Giro das Artes Visuais de Apoio à Circulação de Exposições 2009 da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB). Ou foi antes, quando escrevi o projeto. Mas as idéias do projeto já estavam comigo bem antes do edital. Bom, tudo começou de fato quando assinei o Termo de Acordo e Compromisso (TAC), ou quando a grana saiu? Ai... Eu só sei que de um tempo pra cá venho trabalhando pra burro!
A primeira coisa foi atender 43 diligências listadas pela FUNCEB, por conta de um plano orçamentário um tanto equivocado. Depois, atender as exigências da Prefeitura e do IPHAN para liberação do uso do espaço público. Esperar respostas, fazer considerações, aguardar as burocracias...  Será que posso viajar? Mudar de casa? Envolver com outros projetos? Como é terrível esperar! Esperei para depois fazer novas justificativas, solicitações e finalmente assinar o TAC. Passou dezembro. Passou janeiro. Passou fevereiro. Passou março e, já ia passar abril, quando a grana caiu.
Bom, é hora então de resolver questões pendentes com a Prefeitura, com o IPHAN, com a FUNCEB, esperar respostas, fazer solicitações, encaminhar documentos, aguardar... PôUxa... a burocracia não se sacia... E, se deixar, ela come tudo! Come a coragem, a disposição, a gana de fazer, o pensamento positivo, a crença, a esperança, a paciência... Teve momentos que ela comeu muito e deixou muito pouco para mim...
No entanto, sigo pacientemente com o projeto, marcando os passos, providenciando coisas, ajustando outras, acertando agendas, contratando pessoas e ainda corrigindo, negociando, desanimando, reanimando, fazendo, encaminhando, parando, chorando, pegando firme, afrouxando, esperando, rezando e fazendo... E fazendo... E fazendo... Como tem coisas pra fazer! O bom de tudo são as risadas que rendem no final e o entendimento de que não poderia ser diferente.
Aconteceram duas performances até o momento, ainda faltam 3 e mais 2 exposições. E, quando acaba uma etapa e tudo fica empacotado numa imagem final, parece que foi tão simples e fácil. Então, aproveito o blog, para “extrair aqui” um pouco das imagens “zipadas” que circulam por aí. Divirtam-se!

Nenhum comentário:

Postar um comentário