A SAÚDE É OSSO









A SAÚDE É OSSO
a performance como sismógrafo

1
FORA:
os conflitos e massacres na Península Balcânica

A Península Balcânica fica no sudoeste da Europa e é um dos principais caminhos entre a Ásia e a Europa. Durante a Alta Idade Média, tribos eslavas, vindas da Europa Central, passaram a ocupar os Bálcãs e a consolidar seus governos sob a influência do cristianismo ortodoxo (sérvios) e a religião católica romana (croatas e eslovenos). Assim, apesar de serem povos de mesma origem étnica, cada qual foram se diferenciando com o passar do tempo.

Na Batalha de Kosovo-Polie, os sérvios foram vencidos e dominados pelos turco-otomanos — seguidores da religião islâmica — que sem condições de controlar os territórios recém-conquistados estimularam a conversão à fé islâmica, permitindo aos convertidos o direito de fazer parte da administração de seu império. Os sérvios que se converteram passaram a se autodenominar bósnios. Os albaneses convertidos foram estimulados a ocupar Kosovo. Já os sérvios de Montenegro, região protegida por montanhas, conseguiram manter sua autonomia. Essa situação de migração, tanto de refugiados sérvios quanto de albaneses e sérvios islamizados, facilitou as lutas nacionalistas dos séculos 19, 20 e 21 e configurou uma série de conflitos separatista e étnico na região dos Bálcãs.

No conflito conhecido como Guerra da Bósnia a limpeza étnica foi um dos principais objetivos.

2
PAUSA:
o corpo como objeto de arte X o corpo como evento

o catolicismo ortodoxo sérvio - nós somos um povo divino!

o imperador da Iugoslávia socialista - o corpo virtual da nação conduz a produção de valores materiais que afirmam o progresso simbólico do povo. Esse é o nosso ideal em forma de discurso. Só nos resta estabelecer formas concretas de representação visual.

o incentivo estatal para produção artística - a Iugoslávia titoísta, mesmo gerida por um partido único e de economia estatal, financiou vários eventos internacionais abrindo o estado ao internacionalismo cultural. Em 1967, foi fundado o Belgrade International Theatre Festival (BITEF), com curadoria independente de Biljana Tomic que convidava artistas iugoslavos ou estrangeiros envolvidos com a arte conceitual, a arte povera e a performance.
 
Dejan Sretenovic - o corpo é um dos temas dominantes na arte contemporânea da antiga Iugoslávia. Uma característica marcante das performances expostas neste catálogo é a descrição do campo da experiência pessoal em situações de risco, particularizando o sacrifício de muitos que passaram por condições ásperas de sobrevivência durante os conflitos bélicos da Península Balcânica. Na tentativa de criar uma representação formal do sofrimento de civis e soldados sérvios em uniformes de camuflagem, o corpo do artista, na qualidade de evento, faz convergir forças conflitantes capazes de tumultuar o visível e o pronunciável, a individualidade e as massas, revelando, ampliando e registrando vibrações sociais como num sismógrafo. (SRETENOVIC, The body lost and regained, 1998, p.79-80).

3
DENTRO:
corpo evento < Balkan Baroque < Marina Abramovic < 1997 < 47ª Bienal de Veneza

Por seis horas, durante quarto dias consecutivos, na 47ª Bienal de Veneza, em 1997, Marina Abramovic lavou 1500 ossos bovinos enquanto cantava canções populares dos Bálcãs. Era um trabalho individual de luto pela morte de civis durante os conflitos bélicos que desmembraram a antiga Iugoslávia. A performer se instalou no centro da pilha de ossos e raspou os últimos pedaços de carne além de purificá-los com água e sabão. No centro e ao fundo, um vídeo era projetado com imagens da artista em tamanho natural, sendo que na primeira parte ela aparecia vestida como uma zootécnica que relatava a história de criação do Wolf Rat — animais que, quando colocado em condições insuportáveis (como seres humanos em guerra), começam a destruir-se mutuamente. E, depois, arrancava o guarda-pó e exibia um vestido sensual ao dançar uma música típica das tabernas dos Balcãs para entretenimento masculino. Nas laterais esquerda e direita havia vídeo-retratos de sua mãe e de seu pai — figuras políticas que romperam com a criação católica ortodoxa para lutar na Guerra de Libertação Nacional (1941-1945) e estabelecer o Partido Comunista na recém-criada República Iugoslava.

4
FORA:
"Protagonista da miséria da saúde pública na Bahia", por Vera Aziz
publicado em 26/08/2011 pelo Wiki Repórter Roberto Leal, Salvador - BA

Vera Aziz  - sempre soube. Sempre ouvi, nos brados jornalísticos da imprensa sensacionalista, li nas páginas dos jornais, vi nas ruas e cantos dessa cidade que já foi bela, hospitaleira e mística. Mas ontem e hoje, vi, vivi e senti o cheiro, a cor, o tamanho e o peso da miséria, nos pacientes de um hospital público de Salvador.

De um lado os médicos, enfermeiros, atendentes, estudantes da medicina, estagiários, multiplicando-se para cumprir a rotina dos atendimentos, vestidos de branco, de azul, de verde água, equipados de instrumentos, pranchetas e outros recursos auxiliares com a atenção a cada caso, a paciência com a dor do outro, a preocupação com a decisão a ser tomada, enfim, no exercício pleno de suas profissões. Aliás, nem tão pleno assim, se considerarmos o outro lado dessa história.

Pois bem. O outro lado, os pacientes: acomodados em macas, cadeiras, ou de pé, enfileirados num corredor aguardando ou sendo atendidos, mas todos numa única condição: sofrendo.
Eram dores explícitas, definidas ou obscuras, mas eram dores também de desespero, pelo desconforto, pela humilhação de um corredor de passagem, onde se expunham as feridas de uns, os vômitos de outros, o sangue derramado e as lágrimas de alguns e o silencio oprimindo a garganta de quem pretendesse gritar.

5
PAUSA:
o corpo como produto

por que tanto descaso com a saúde pública?
por que tanto descaso com a saúde?
por que tanto caso com a saúde?!

por que tantos seguros de saúde?
por que tantos antibióticos ou placebos?
por que tanto medo do risco ou da doença?!

por que tanto abandono com o básico?
por que tanta preocupação sem cura?
por que tanta falta de cuidado com o todo se somos parte dele?!

6
DENTRO:
o corpo como evento

"A saúde é osso" - performance integrante do Projeto Insurgências Urbanas, contemplado pelo edital Giro das Artes Visuais de Apoio à Circulação de Exposições 2009.

22 de janeiro de 2012, manhã de domingo, canteiro central da Rua Caetano Moura — entre os cemitérios Campo Santo e Alemães e os hospitais Salvador e Santo Amaro.

01 pilha de ossos bovinos
01 kit de primeiros socorros
01 performer cantando canções de ninar e trocando curativos
Cânfora

a performer - "minha mãe mandou-me a venda comprar um vintém de pão. É de noite está escuro, tenho medo do papão. Xô papão de cima do telhado deixa esse menino dormir sono sossegado..." 

Pensei que minha pressão ia baixar, o santo virar, ter náuseas ou pequenos desmaios… Mas nada disso aconteceu. Tudo foi fresco e sublime, denso e suave, quente e frio, carne e osso. Cantava, massageava e aplicava os curativos. Usei cânfora e tudo era fresco. Poderia ficar horas ali.

as pessoas - olhavam e nada falavam. Paravam, prestavam atenção e seguiam sem interferir. Havia uma troca sutil de sensibilidades…

a evangélica -  amada! Amada! Oh amada!

o morador que queria sair na fita - é só uma gravação. Ela não fala com ninguém.

a performer - percebia e apreendia tudo que acontecia ao meu redor. Sentia-me forte, porém inerte. A memória era de estar em terra estrangeira com saúde, força e coragem para realizar qualquer tipo de coisa, mas sem pulso ou direção para efetivar algo concreto. Ficaria sentada ali por horas… Tinha muita força para isso… Nada me incomodava… Porém estava completamente sem iniciativa, até mesmo para levantar.

7
FORA:
fora-pausa-dentro

FORA estava eu sentada sobre uma pilha de ossos bovinos, trocando curativos e cantando canções de ninar. 

PAUSA estava eu em consciência, porém sem pensamentos, deixando a vida fluir.

DENTRO estava eu e todo o universo num constante devir.
  



















Informações importantes:

Aconteceu no dia 22/01/2012, às 9h30min.
Duração: 2h00min
Performer: Carol Érika
Assistente de produção: Adalberto Palma
Foto: Aldren Lincoln
Vídeo: Marcondes Dourado
Este projeto foi contemplado pelo edital Giro das Artes Visuais de Apoio à Circulação de Exposições 2009


Referências:


SRETENOVIC, Dejan. The body lost and regained. In: Body and the east. London: Museum of Modern Art1998, p.79-80

AZIZ, Vera. Protagonista da miséria da saúde pública na Bahia. Disponível em: <http://www.brasilwiki.com.br/noticia.php?id_noticia=45406> Acesso em 15/08/2012